Quais são as tendências de marketing digital para 2021? Depois de um ano tão atípico e diferente como 2020, muitos especialistas devem estar se questionando sobre o que esperar e como trabalhar de forma eficiente na internet.

Sem dúvidas, este foi o ano que trouxe uma transformação digital muito acelerada, inúmeros aprendizados e muitos questionamentos. Inclusive, há pesquisadores que acreditam que nós vivemos dez anos em apenas um com todo este cenário de transformação digital.

Afinal, o que mudou? O quanto precisamos adaptar nossas estratégias de comunicação? O que é ser relevante em tempos de Covid-19? O marketing digital seria o grande salvador das empresas que, diante das lojas físicas fechadas, precisaram se reinventar para sobreviver?

Para responder estas perguntas, separamos as principais tendências elencadas por Dave Chaffey, estrategista digital e diretor da plataforma Smart Insights. Continue lendo e saiba mais!

Antes de tudo, o que são tendências de marketing digital?

Não existe uma definição única para o termo tendências, mas de acordo com o dicionário Michaelis, da língua portuguesa, a tendência é uma disposição natural e instintiva. Os dicionários on-line vão além: “disposição que leva algo ou alguém a se mover em direção a outra coisa ou pessoa”.

No marketing digital, termos como transformação, mudança, inovação e outros recursos da internet ou até mesmo da Inteligência Artificial (IA) — lembra dos chatbots e outras  invenções tecnológicas que fazem parte do seu dia a dia? — são muito comuns, mas o combo pandemia mundial + isolamento social mudou tudo, interrompendo planejamentos e fazendo os profissionais de marketing digital pensarem e pensarem ainda mais no que está por vir.

Agora sim. Vamos falar sobre as 8 tendências de marketing digital de 2021 para ficar de olho. Leia os tópicos abaixo e não perca nada!

1. Monitoramento de pesquisas orgânicas

“Ok, Google”. O que faremos agora com tantas mudanças? Pense um pouco. Com tantas pessoas conectadas, as pesquisas no Google foram intensas e, portanto, as pesquisas orgânicas que já eram uma tendência ficaram ainda mais em evidência. Afinal, o maior buscador do mundo também está em constante mudança.

Segundo um comunicado oficial da empresa, o Google lança, a cada dia, pelo menos uma ou mais mudanças com o objetivo de proporcionar resultados melhores para os usuários de forma gradativa.

Recentemente, foram realizados alguns estudos de caso para analisar aspectos como:

  • Qualidade do conteúdo;
  • Atemporalidade e perenidade dos conteúdos;
  • Autoridade, expertise e confiança nas informações publicadas.

Qual a lição, afinal de contas? O SEO vai continuar em evidência, mas para obter sucesso nas pesquisas orgânicas é importante que os produtores de conteúdo fiquem atentos às mudanças e atualizações das diretrizes de qualidade de pesquisa que são definidas pelo Google com base em experiências reais e outros tantos (mais de 200) fatores.

2. Busca por voz continua em alta

Você sabe como fazer SEO orientado para busca por voz? Uma dica: continue aprendendo sobre isso, porque, ao que tudo indica, é uma tendência que vai continuar em alta embora os impactos não sejam tão transformadores para todos os setores.

É claro que a busca por voz é uma inovação, porém, segundo especialistas, o impacto é limitado por alguns motivos como o uso de um comando falado que recupera as informações da pesquisa (e pode apresentar diferenças), entre outros.

No mais, se você quer usar essa estratégia, lembre-se:

  • Se o usuário falar em vez de digitar, os dados são coletados pelo Google Search Console, ou seja, o SEO é normal;
  • Caso o usuário opte por receber uma resposta falada (a Alexa é um exemplo), as pesquisas não são registradas no Google Search e, portanto, têm pouca relação com a otimização dos mecanismos de buscas.

Como usar isso a favor da sua marca, afinal? Entenda o comportamento do consumidor. Entenda o comportamento da pesquisa. A relação das palavras-chave com as boas práticas de otimização e a importância do conteúdo relevante!

3. Compreenda as mudanças nas redes sociais

No marketing digital, as redes sociais são plataformas impactadas pelas mudanças de forma rápida e imediata. 2020 foi o ano dos criadores de conteúdo em vídeo, no Tik Tok e no Reels, do Instagram!

Segundo um relatório divulgado pela Share, os Tik Tokers estão com o gás todo e os criadores de conteúdo de sucesso demonstram habilidades essenciais: a conexão com as pessoas.

Nas palavras de Chaffey, “Durante a pandemia, o uso das redes sociais aumentou, naturalmente, mudando a importância relativa das redes sociais como método de geração de consciência.  É isso mesmo que você leu. Afinal, quem disse que conteúdo relevante não pode ser gerado nas redes?. Segundo uma pesquisa do Global, Web Index, o uso do Tik Tok cresceu mais de 185% na América Latina de 2019 para 2020.

Para 2021, a expectativa é que a plataforma seja remodelada, mantendo a essência da publicação de histórias, mas também associando os conteúdos às tendências de marketing digital para novas estratégias de compra e consumo de conteúdo.

Para bater de frente com o fenômeno Tik Tok, o Instagram lançou o Reels, uma plataforma de conteúdo em vídeo no formato curto que permite a montagem de cenas, gravação, efeitos, músicas e muito mais e está cada vez mais sendo explorada por contas comerciais na rede.

4. Inovações em vídeo, design de interação e mais!

Não é de hoje que a produção de conteúdo em vídeo está no ranking das tendências de marketing digital e, neste ano, o consumo de conteúdos em vídeo e áudio foi ainda mais significativo nas plataformas digitais.

Pesquisas como da empresa Cisco, já revelaram a produção de conteúdo em vídeo como uma das grandes tendências de marketing digital muito antes. Para 2020 mesmo, a previsão era de que 82% do tráfego de toda a internet fosse movimentado exclusivamente por vídeos.

De acordo com o estrategista digital Dave, a produção de vídeos interativos com foco em boas experiências para os usuários é uma das tendências de marketing digital para 2021 que estão no topo das mais quentes. Da mesma forma, o design de interação também continua a todo vapor para 2021.

Para ele, as técnicas de design interativo mais importantes para os comerciantes são:

  • Microinterações: muito além de cliques e links estáticos;
  • Ilustrações animadas, que sejam enviadas por e-mail também;
  • Gráficos 3D para mobile e desktop;
  • Realidade virtual aumentada;
  • Layouts assimétricos: a bola da vez é criar layouts responsivos com foco em UX;
  • Storytelling: contar histórias com elementos gráficos, visuais e de vídeos é essencial.

5. Estratégias para gerenciar marketing conteúdo fazem parte do sucesso

“O conteúdo é rei”. Podem se passar muitos anos, mas a máxima de Bill Gates continua super atual. Porém, calma lá! De que tipo de conteúdo estamos falando? Uma das tendências de marketing digital para 2021 é continuar investindo em conteúdo relevante, porém, com foco estratégico.

Afinal, do que adianta produzir muito conteúdo sem construir um plano para gerenciar essa produção visando os objetivos? Alinhamento, planejamento e definição de metas é muito importante. Quer vários insights para colocar essa dica em prática?

Acesse as referências do Content Marketing Institute e confira diversas pesquisas sobre tendências na gestão de marketing de conteúdo tanto para o público B2B ou Business to Business quanto para o nicho  B2C (business to consumer). Estudos recentes comprovam que ainda há lacunas e falta de foco no cliente na hora de investir em marketing de conteúdo.

Os objetivos das campanhas, bem como a geração de leads com conteúdos de topo de funil  existem, mas uma das tendências que vieram com tudo e vão permanecer é a produção de um conteúdo especial e relevante para a persona e seus diferentes momentos de jornada.

Outro conceito que está cada vez mais em alta é o conceito de conteúdo gerado pelo usuário. Sim, todos são produtores de conteúdo e desenvolver estratégias integradas com seu público, de forma dialógica e horizontal aumenta as chances de sucesso dos conteúdos e eleva os níveis de engajamento com sua marca.

6. Uso de técnicas para conhecer e melhorar a jornada do cliente

Não basta ficar de olho em todas as tendências de marketing digital 2021 sem observar o comportamento de quem mais importa: seu cliente. Você pode ter o design perfeito, o copy atraente e um produto que supera as expectativas, mas desconhecer a jornada do cliente deixar de avaliar os pontos de melhoria das suas estratégias é um caminho que não combina mais com o futuro do marketing.

Existem técnicas de pesquisa e otimização de marketing digital que ajudam a entender um pouco mais sobre os testes A/B, e, consequentemente, auxiliam na otimização de estratégias para melhorar a taxa de conversão.

Avaliar o que seu cliente diz não é algo a mais. É uma necessidade. Afinal, o seu negócio existe para atender a uma demanda ou resolver um problema do cliente, certo? Pense nisso!

7. Entenda a relevância das microcomunidades

Você sabe o que é uma  micro comunidade e como as microcomunidades podem ser úteis para entendermos as tendências de marketing digital para 2021?  São grupos específicos de pessoas conectadas em um propósito que discutem sobre determinados assuntos entre elas.

As micro comunidades estão crescendo e aprender com elas é essencial para todos, sobretudo para marcas que trabalham com marketing digital e querem compreender melhor aspectos como:

  • Insights de clientes;
  • Percepção dos consumidores sobre produtos e experiências;
  • Nível de engajamento sobre um produto, uma marca, uma causa e mais!

Dica de exercício: escolha um ou dois colegas de confiança (podem ser mentores fora da sua bolha), converse honestamente e profundamente sobre algum assunto.  Saia da caixa e da zona de conforto. Não há como entender as tendências de marketing digital para 2021 sem desenvolver esse olhar multidisciplinar.

8. Atenção para a proteção de dados

Se você mora no Brasil, provavelmente  já deve ter ouvido falar da LGPD ou Lei  Geral de Proteção de Dados, uma lei que entrou em vigor em 2020 com o objetivo de proteger o uso e compartilhamento indevido de informações dos consumidores na internet.

Muitas empresas ainda estão se adequando à lei e um dos pontos centrais desta adaptação é rever a eficácia da comunicação com os usuários, mostrando transparência, compromisso com a confiança  e fortalecendo as políticas de segurança dos dados.

A privacidade do usuário não tem preço e entender como produzir campanhas de marketing e usufruir do melhor disponível entre as tendências de marketing digital 2021 certamente é uma ação de alto valor que será reconhecida pelas pessoas que confiam na sua empresa.

Prepare-se. O futuro já chegou!

O que você achou das tendências de marketing digital para 2021? Além de ficar de olho no que está por vir, vale lembrar daquela boa e velha dica de sempre buscar referências e atualizar-se sobre o seu nicho de atuação, fazendo pesquisas sobre o que concorrentes indiretos e diretos estão fazendo de melhor por aí.

Dúvidas? Calma porque isso é normal. Os especialistas da Nerdweb estão disponíveis para conversar com você sobre como aproveitar melhor as tendências do marketing digital para melhorar o posicionamento da sua marca, gerar mais resultados e fortalecer o bom relacionamento com o seu público.

Fonte: https://nerdweb.com.br/artigos/2021/01/tendencias-de-marketing-digital-2021-para-ficar-de-olho.html