6º Fórum de Marketing Digital

3º Fórum de E-commerce

Sobre o Evento

Ficar fora do E-commerce não é mais uma opção para as Indústrias de Alimentos e Bebidas. A previsão é que o faturamento desse mercado chegue a 150 bilhões de dólares até 2025. A pandemia provou que o E-commerce é uma mina de ouro a ser explorada pelas indústrias do segmento. Segundo o relatório Webshoppers, a categoria de Alimentos e Bebidas registrou um crescimento de 128% entre o primeiro semestre de 2021 e o de 2022, em relação ao número total de pedidos. A maior variação do seguimento registrada de um ano para o outro, e o crescimento continua aumentando, comprovando a potência do E-commerce nessa categoria.

A transformação que o E-commerce trás para as Indústrias de Alimentos e Bebidas é revolucionária de ponta a ponta. Pois os impactos são muitos na gestão e controle de produtos e processos, gerenciamento de comunicação e logística até o consumidor final. O E-commerce tem o benefício de trazer para as indústrias dados mais qualificados sobre o perfil de compra do seu cliente, aproximar seu consumidor de seus produtos, maior possibilidade de comunicação direta com esse consumidor e também pode melhorar muito a experiência do cliente e o seu relacionamento com a marca. Uma recompensa gigantesca.


Entretanto, integrar os canais de vendas, a multicanalidade, exige uma boa plataforma tecnológica para entender quem é o cliente e sua jornada de consumo, e a IA chegou para aperfeiçoar os processos. O que aumenta a busca por serviços em nuvem, esse movimento que já vinha acontecendo e se intensifica. Com mais recursos tecnológicos, o ecossistema ficará mais interligado, permitindo operações conjuntas de B2B e D2C (direct to consumer).

Neste momento muitas indústrias estão na fase de implantação do E-commerce, e as gigantes já na operação, porém todas estão trabalhando incessantemente para encontrar respostas para grandes desafios, a fim de transformar essa migração para o mundo do E-commerce a mais harmoniosa possível e também fazer a integração com suas outras operações.

Programação

9h00 Abertura do evento

– Ana Paula Teixeira, Diretora de Conteúdo, Celta Seminários

– Moderador e Presidente de Mesa
Rodrigo Matheus, 
CMO & Business Unit Director, Izio&Co

9h05 – Passo a Passo da Implementação do E-Commerce | Saiba por Onde Começar! Conheça os principais erros que sua indústria precisa evitar para ter um canal eficiente.

– Fabio Ferrite Anéllo, Sr. E-commerce Manager, JDE Peet’s – Café Pilão

– Alexandre Capella, Sócio e Diretor de Operações, Mais Mu

10h00 – A Revolução do E-Commerce | Saiba Como o B2B, D2B, D2C e D2D Podem Impulsionar o Crescimento das Indústrias de Alimentos e Bebidas.

– Lívia Seabra, Director of Ecommerce, Mondelez Brasil

– Renata Bomeny, Head de Marketing e E-commerce,Vitalatte & Yorgus

10h40 – Multicanalidade no E-commerce | Trabalhando com Várias Frentes para Atender o Novo Consumidor e Maximizar as Vendas.

– Helena Waquil, Gerente de E-commerce, Nestlé Brasil

– Priscila Viana, Gerente de E-commerce, ex-Bauducco

– Moderadora: Paula Goñi Price, Channels Analyst, Euromonitor International

11h20 – Retail Media e Commerce Ads | Conheça Estratégias para Aumentar o Potencial da Marca e Impulsionar as Vendas no E-Commerce das indústria de Alimentos e Bebidas.

– Fabio Melo, Diretor de Marketing, M.Dias Branco

– Bruna Palma, eCommerce Senior Manager, Danone Brazil 

– Luiz Tavares, Retail Global Director, Rappi 

12h00 – Pausa para Almoço

14h00 – Vislumbrando o Futuro do Varejo Online | Tendências e Insights do E-Commerce.

– Elisa Vasconcelos, Diretora de E-Commerce & Categorias, The Kraft Heinz Company

– Fabio Beato Marques, E-commerce General Manager, Mercado Livre

– Matheus Domingos, Gerente de E-commerce, JBS – Friboi

14h40 O Conceito Growth | Conheça Métodos Diferenciados Utilizados pelas Indústrias para Alcançar Novos Públicos, Melhorar o ROI, Crescer as Vendas e Aumentar a Fidelidade do Cliente.

– Maíra Rabelo, Diretora de Growth, NUU Alimentos

– Ana Paula Pelegrini, Gerente de Growth, DENGO Chocolates

– Nivea D Mello Marques, Gerente de Marketing Digital & CRM, Seara

15h20 Inove seu Negócio | Descubra como a IA está Mudando o Jogo no E-Commerce.

– William Giotto, Head de Data Science e Machine Learning LATAM, Amazon

– Clayton Freire, Diretor de Tecnologia, Wine

– Moderador: Eduardo Ferreira, Head B.U Data & A.I for Supply Chain, Infracommerce

16h00 – Criando Valor | Como Garantir Excelência no Momento da Compra On-line? Entenda Quais são os Principais KPIs de Execução e Como Acelerar o Volume de Compra e Vendas no E-Commerce.

– Daniel Frantz, Founder Pegaki & VP of Logistics, Intelipost

– Marcelle Caneppa, Gerente de E-business, Unilever Food Solutions

– Pedro Dowding, Gerente de Canais Digitais, 3 Corações

16h30 – Intervalo

16h40 – Conheça Estratégias Inovadoras para Plataformas Próprias de E-commerce | com Cyber Security e Foco no Futuro para Atender as Necessidades do Consumidor, Proporcionando uma Plataforma Completa.

– João Kalil, Head de Business Growth & Digital Innovation, Nestlé Brasil

17h10 – Logística de Alta Performance | Conheça Estratégias Revolucionárias que estão Acontecendo no Mercado Acirrado para a Indústria se Destacar no E-commerce.

– Diogo Sales, Diretor de Operações, Mercado Livre

– Ricardo Castro, Diretor de Operações, DHL Supply Chain

18h00 – Encerramento do Evento

Cases

Case 1: Nestlé 

Receitas Nestlé: uma completa experiência de conteúdo digital

Lançada em 2016, Receitas Nestlé é uma plataforma de conteúdo na qual você encontra receitas testadas e aprovadas para todas as ocasiões, bolsos e nível de conhecimento gastronômico. Os vídeos do portal reúnem dicas e o passo a passo das preparações mais simples até as mais elaboradas. O objetivo é deixar a vida de quem cozinha mais fácil, saborosa, equilibrada e variada.

Para oferecer a experiência completa ao público, o portal conta com serviços para facilitar e melhorar o dia a dia na cozinha. Na função “foodlist”, o consumidor pode criar sua lista de receitas e salvar suas favoritas. Além disso, com a função “o que tem em casa”, portal sugere uma receita a partir de três ingredientes que o usuário marcou como disponível em sua casa.

A marca apostou em ainda mais conteúdo para seus consumidores, com programas fixos e webséries temáticas no Youtube, um blog hospedado em seu site, estreia do perfil no TikTok e diversas ativações nas demais redes sociais que juntas dobraram o número de acessos em relação ao ano anterior e posiciona a marca entre as quatro maiores plataformas de conteúdo culinário do país. Em 2022, Receitas Nestlé recebeu mais de 1,5 milhões de cadastros e atualmente possui mais de 5 mil conteúdos disponíveis.


Case 2: Fini & Carmed

Parceria de Sucesso Viraliza e traz Resultados incríveis para as duas marcas.

A ideia da parceria surgiu quando a Fini procurou a Cimed para trabalhar em conjunto na distribuição da marca no varejo independente. A colaboração traz resultados positivos para ambas as marcas. “Agrega valor para os envolvidos, alcança um maior público e ainda possibilita a transferência de valor de um produto para o outro. A parceria com a Carmed tem sido um sucesso (…) Unimos expertises, lideranças e referências de mercado para criar algo especial e levar novas experiências da nossa marca para diferentes categorias, e juntos, elevamos e potencializamos as forças das marcas, afirma. Raquel Paternesi, Diretora Global de Marketing da Fini.

A expectativa da farmacêutica era atingir R$ 8 milhões em vendas no primeiro mês e R$ 40 milhões até o final do ano no segmento B2B, mas a ‘caça’ aos produtos que tem viralizado nas redes sociais pode antecipar esse resultado. Só no Tik Tok, os vídeos falando do produto, que usam a hashtag #carmedfini já somam mais de 160 milhões de visualizações. Mas isso não foi uma coincidência: o lançamento do produto foi feito com foco nas redes sociais. As marcas decidiram focar somente nas redes sociais e não investir em outras frentes.

O sucesso da parceria também bateu em outra estratégia da companhia: a de levar um fluxo de pessoas para dentro das lojas. Venha aprender muito com esse case incrível.

Case 3: Mococa: Influenciadores Digitais

Mês do Pudim Mococa 

No mês de maio é comemorado o Dia do Pudim e a Mococa não poderia deixar de comemorar. Celebramos este mês com diversos conteúdos nas redes sociais e ativações orgânicas e pagas com diversos influenciadores.

A Mococa já comemora o dia do pudim pelo terceiro ano consecutivo, e a base de seguidores já aguarda ansiosamente pela data, por dicas de conteúdos e pelas interações com a nossa personagem Vaquinha.

Este ano, foram feitas diversas ativações com micro e macro influenciadores, para atingir o target necessário. Todos eles receberam um kit com produtos Mococa, forma de pudim, luva, espátula e pano de prato, para que pudessem preparar receitas criativas e deliciosas da receita mais amada do Brasil: o pudim! Atingimos um público de mais de 1M de pessoas e um buzz positivo da data e da Marca. Paralelamente, criamos um e-book com receitas criativas de pudim, que foi disponibilizado em nosso site e redes sociais. Estamos felizes com os resultados atingidos e com a comunidade digital que estamos construindo.

 

Case 4: Nestlé Creators

1,2 milhões de contas alcançadas e muito mais…

O Nestlé Creators é um programa de aceleração de nano e microcriadores de conteúdo, desenvolvido a partir de uma metodologia proprietária baseada em três pilares: educação básica, desafios de cocriação e aceleração avançada. O projeto cria uma ponte entre novos criadores e as áreas estratégicas da Nestlé, facilitando a construção de narrativas inovadoras, autênticas e diversas.

Em 2021, os criadores fizeram sucesso nas redes. Foram mais de 775.000 impressões, 1,2 milhões de contas alcançadas, 631 mil views e 106 mil engajamentos.

 

Case 5: Nissin Foods

Campanhas criativas em tempos de Inteligência Artificial: como a NISSIN utilizou Inteligência Artificial em uma campanha de Cup Noodles.

Cup Noodles, o macarrão instantâneo em copo mais vendido no mundo foi criado pelo fundador da NISSIN FOODS, Momofuku Ando, e chegou às terras brasileiras na década de 1990. Atualmente, a marca oferece um mix de 12 sabores ao consumidor brasileiro – incluindo desde aqueles inspirados na culinária japonesa até os sabores tradicionais do Brasil, como o delicioso Feijoada, sempre com o propósito de levar praticidade e conveniência ao consumidor.

Para reafirmar esses atributos de marca e também a conexão com o universo geek, Cup Noodles é presença garantida em grandes eventos direcionados a esse público, como a CCXP. Mas, como criar campanhas diferenciadas e que reforcem a inovação de Cup Noodles? Em 2022, a marca desenhou uma estratégia arrojada para o encontro: por meio de uma parceria inédita com artistas do Artists’ Valley – espaço em que quadrinistas, ilustradores, roteiristas, entre outros exibem seus trabalhos no evento – foi criada uma animação apresentando diferentes possibilidades do CUPVERSO.

Adicionalmente, ao final da animação, também foi exibida uma ilustração desenvolvida pela ferramenta de inteligência artificial Dall-E. A presença no evento fortalece a estreita conexão com o público jovem e geek, além de aproximar a NISSIN de seus consumidores. Um dos principais diferenciais nesta edição, a ativação da parceria com os artistas do Artists’ Valley foi planejada para valorizar outros dois importantes pilares da empresa: a criatividade e a inovação.

Case 6: Vitao Alimentos

Palestrantes Confirmados

Alexandre Capella

Sócio e Diretor de Operações       

Mais Mu
Ana Paula Pelegrini

Gerente de Growth

DENGO Chocolates
Bruna
Palma

eCommerce Senior Manager

Danone Brazil
Clayton Freire

Diretor de Tecnologia

Wine
Daniel Frantz

Founder Pegaki & VP of Logistics

Intelipost
Diogo Sales

Diretor de Operações

Mercado Livre
Eduardo Ferreira

Head B.U Data & A.I for Supply Chain

Infracommerce
Elisa Vasconcelos

Diretora de E-Commerce & Categorias

The Kraft Heinz Company
Fabio Beato Marques

E-commerce General Manager

Mercado Livre
Fabio Ferrite Anéllo

Sr. E-commerce Manager

JDE Peet's - Café Pilão
Fabio Melo

Diretor de Marketing

M.Dias Branco
Helena Waquil

E-commerce Director

Nestlé Brasil
João Kalil

Head de Business Growth & Digital Innovation

Nestlé Brasil
Lívia Seabra

Director of Ecommerce

Mondelez Brasil
Luiz Tavares

Retail Global Director

Rappi
Maíra Rabelo

Diretora de Growth

NUU Alimentos
Marcelle Caneppa

Gerente de E-business

Unilever Food Solutions
Matheus Domingos

Gerente de E-commerce

JBS - Friboi
Nivea D Mello Marques

Gerente de Marketing Digital & CRM

Seara
Paula Goñi Price

Channels Analyst

Euromonitor
International
Pedro Dowding

eCommerce Manager

3 Corações
Priscila Viana

Gerente de E-commerce

ex-Bauducco
Renata Bomeny

Head de Marketing e E-commerce

Vitalatte & Yorgus
Ricardo Castro

Diretor de Operações

HL Supply Chain
William Giotto

Head de Data Science e Machine Learning LATAM

Amazon
Rodrigo Matheus

Business Unit Director

Izio&Co
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