Está chegando a 6ª Edição do “Fórum de Marketing Digital para a Indústria de Alimentos e Bebidas”, em 28 de Julho, 100% ONLINE. O evento que já tem se consolidado como o maior benchmarking do marketing da indústria alimentícia trará novos cases de atuação no marketing e apresentação de estratégias vencedoras para aplicação à sua indústria.
O Marketing Digital está cada vez mais estratégico para a empresa, pois aproxima o consumidor com a marca. Muitas ferramentas devem ser exploradas de maneira correta para que a atuação no Digital seja efetiva. Vamos apresentar como as gigantes de alimentos e bebidas tem aplicado essas técnicas e como você pode aprender para a implementação na sua indústria.
O Marketing de Conteúdo tem sido uma das grandes armas para melhorar se comunicar com os clientes e criar um relacionamento duradouro para a marca. Além deste formato, muitas outras táticas tem tido muito resultado como o TIK TOK e Instagram. Se você trabalha com o marketing de alimentos e bebidas, esse é o evento único de atualização sobre o Digital.
Participe e esteja preparado para os grandes desafios do Marketing Digital.
9h00 Abertura do evento
– Ana Paula Teixeira, Diretora de Conteúdo da Celta Seminários
9h05 – Inteligência Artificial no Marketing Digital | Como as tecnologias vão impactar as habilidades e o dia a dia do profissional e as principais mudanças na interação com as tecnologias
Moderadora: Samantha Macedo, Sócia Equilibrium Latam
– Rafael Hortz, Marketing Manager, Vitao Alimentos
– Thaís Azevedo, Marketing Director, Zé Delivery
– Fernanda Faria, Global Product & Design Director, AB InBev
10h00 – Marketing de Conteúdo | Como direcionar seu conteúdo para a conversão do cliente em vendas. Como o Marketing virou parceiro estratégico do time de vendas
– Jonathan Santos, Gerente de marketing, Guaraná Antarctica
– Gustavo Braun, Gerente de Marketing, Natural One
– Carolina Rioto, Diretora de Marketing, Unilever Nutrition
10h40 – Estratégias Omnichannel | Como se posicionar nas diferentes mídias. Como extrair os melhores resultados em diferentes mídias: Destaque para o TIK TOK, a nova onda do momento.
– Raquel Paternesi, Diretora de Marketing Global, Fini Company
– Luiza Mantovanelli, Sr. eRetail Manager, Heineken
11h10 – Engajamento e Interação com os clientes | A ferramenta mais poderosa para a aproximação das marcas com clientes
– Karina Tosto Bogomolow, Gerente de Trade Marketing, General Mills
– Mirella Marchi, Gerente de Comunicação e Relacionamento, Nissin Foods
12h10 – Influenciadores Digitais | Como obter melhores resultados com influenciadores. Quais as melhores estratégias de parcerias?
– Felipe Francis, Gerente de Comunicação, Nestlé
– Mariana Bregola, Gerente de Marketing, Seara
12h40 – Pausa para Almoço & Matchmaking na Plataforma
14h00 – Aducattion | A nova onda da publicidade
– Carol Godoy, Inovação, Marketing, Equilibrium Latam
14h40 – Marketing Digital e a Experiência do Consumidor | Como transformar a jornada digital em uma grande experiência
– Ana Paula Vinhas, Gerente de Marketing, NotCo
– Mariana Tunis, Diretora de Marketing, Fazenda Futuro
– Michelle Oliveira, Gerente de Marketing, Mococa
– Marcos Yanaka, Gerente de Marketing, Caldo Bom
15h30 Gestão de Dados no Marketing | Quais os impactos positivos para melhorar a produtividade, conversão e assertividade do setor?
– Lucas Fabozzi, Digital Communication Manager, Nestlé
– Maíra Rabelo, Chief Growth Office, NUU Alimentos
16h10 – Gerenciamento de Crise no Digital | Nesse novo contexto virtual, a experimentação deve ser feita e os riscos calculados.
– Flaviane de Sousa Castro, Integração Prigital, FSB
16h40 – Marketing Digital e o Apoio à Nova Área de E-Commerce – B2B e consumidor – Qual o papel do Marketing Digital para impulsionar as vendas online.
– Liza Rivato Schefer, Head of Marketing and Inovation, Vapza Alimentos
– Ana Paula Pelegrini, Gerente de Growth, Dengo Chocolates
17h20 – O Regulatório e o Marketing| Como equacionar os entraves encontrados com a regulação da ANVISA
– Julia Coutinho, Sócia, Regularium Consultoria
18h00 – Encerramento do Evento e Liberação dos Cases
Case 1: Nestlé
Receitas Nestlé: uma completa experiência de conteúdo digital
Lançada em 2016, Receitas Nestlé é uma plataforma de conteúdo na qual você encontra receitas testadas e aprovadas para todas as ocasiões, bolsos e nível de conhecimento gastronômico. Os vídeos do portal reúnem dicas e o passo a passo das preparações mais simples até as mais elaboradas. O objetivo é deixar a vida de quem cozinha mais fácil, saborosa, equilibrada e variada.
Para oferecer a experiência completa ao público, o portal conta com serviços para facilitar e melhorar o dia a dia na cozinha. Na função “foodlist”, o consumidor pode criar sua lista de receitas e salvar suas favoritas. Além disso, com a função “o que tem em casa”, portal sugere uma receita a partir de três ingredientes que o usuário marcou como disponível em sua casa.
A marca apostou em ainda mais conteúdo para seus consumidores, com programas fixos e webséries temáticas no Youtube, um blog hospedado em seu site, estreia do perfil no TikTok e diversas ativações nas demais redes sociais que juntas dobraram o número de acessos em relação ao ano anterior e posiciona a marca entre as quatro maiores plataformas de conteúdo culinário do país. Em 2022, Receitas Nestlé recebeu mais de 1,5 milhões de cadastros e atualmente possui mais de 5 mil conteúdos disponíveis.
Case 2: Fini & Carmed
Parceria de Sucesso Viraliza e traz Resultados incríveis para as duas marcas.
A ideia da parceria surgiu quando a Fini procurou a Cimed para trabalhar em conjunto na distribuição da marca no varejo independente. A colaboração traz resultados positivos para ambas as marcas. “Agrega valor para os envolvidos, alcança um maior público e ainda possibilita a transferência de valor de um produto para o outro. A parceria com a Carmed tem sido um sucesso (…) Unimos expertises, lideranças e referências de mercado para criar algo especial e levar novas experiências da nossa marca para diferentes categorias, e juntos, elevamos e potencializamos as forças das marcas, afirma. Raquel Paternesi, Diretora Global de Marketing da Fini.
A expectativa da farmacêutica era atingir R$ 8 milhões em vendas no primeiro mês e R$ 40 milhões até o final do ano no segmento B2B, mas a ‘caça’ aos produtos que tem viralizado nas redes sociais pode antecipar esse resultado. Só no Tik Tok, os vídeos falando do produto, que usam a hashtag #carmedfini já somam mais de 160 milhões de visualizações. Mas isso não foi uma coincidência: o lançamento do produto foi feito com foco nas redes sociais. As marcas decidiram focar somente nas redes sociais e não investir em outras frentes.
O sucesso da parceria também bateu em outra estratégia da companhia: a de levar um fluxo de pessoas para dentro das lojas. Venha aprender muito com esse case incrível.
Case 3: Mococa: Influenciadores Digitais
Mês do Pudim Mococa
No mês de maio é comemorado o Dia do Pudim e a Mococa não poderia deixar de comemorar. Celebramos este mês com diversos conteúdos nas redes sociais e ativações orgânicas e pagas com diversos influenciadores.
A Mococa já comemora o dia do pudim pelo terceiro ano consecutivo, e a base de seguidores já aguarda ansiosamente pela data, por dicas de conteúdos e pelas interações com a nossa personagem Vaquinha.
Este ano, foram feitas diversas ativações com micro e macro influenciadores, para atingir o target necessário. Todos eles receberam um kit com produtos Mococa, forma de pudim, luva, espátula e pano de prato, para que pudessem preparar receitas criativas e deliciosas da receita mais amada do Brasil: o pudim! Atingimos um público de mais de 1M de pessoas e um buzz positivo da data e da Marca. Paralelamente, criamos um e-book com receitas criativas de pudim, que foi disponibilizado em nosso site e redes sociais. Estamos felizes com os resultados atingidos e com a comunidade digital que estamos construindo.
Case 4: Nestlé Creators
1,2 milhões de contas alcançadas e muito mais…
O Nestlé Creators é um programa de aceleração de nano e microcriadores de conteúdo, desenvolvido a partir de uma metodologia proprietária baseada em três pilares: educação básica, desafios de cocriação e aceleração avançada. O projeto cria uma ponte entre novos criadores e as áreas estratégicas da Nestlé, facilitando a construção de narrativas inovadoras, autênticas e diversas.
Em 2021, os criadores fizeram sucesso nas redes. Foram mais de 775.000 impressões, 1,2 milhões de contas alcançadas, 631 mil views e 106 mil engajamentos.
Case 5: Nissin Foods
Campanhas criativas em tempos de Inteligência Artificial: como a NISSIN utilizou Inteligência Artificial em uma campanha de Cup Noodles.
Cup Noodles, o macarrão instantâneo em copo mais vendido no mundo foi criado pelo fundador da NISSIN FOODS, Momofuku Ando, e chegou às terras brasileiras na década de 1990. Atualmente, a marca oferece um mix de 12 sabores ao consumidor brasileiro – incluindo desde aqueles inspirados na culinária japonesa até os sabores tradicionais do Brasil, como o delicioso Feijoada, sempre com o propósito de levar praticidade e conveniência ao consumidor.
Para reafirmar esses atributos de marca e também a conexão com o universo geek, Cup Noodles é presença garantida em grandes eventos direcionados a esse público, como a CCXP. Mas, como criar campanhas diferenciadas e que reforcem a inovação de Cup Noodles? Em 2022, a marca desenhou uma estratégia arrojada para o encontro: por meio de uma parceria inédita com artistas do Artists’ Valley – espaço em que quadrinistas, ilustradores, roteiristas, entre outros exibem seus trabalhos no evento – foi criada uma animação apresentando diferentes possibilidades do CUPVERSO.
Adicionalmente, ao final da animação, também foi exibida uma ilustração desenvolvida pela ferramenta de inteligência artificial Dall-E. A presença no evento fortalece a estreita conexão com o público jovem e geek, além de aproximar a NISSIN de seus consumidores. Um dos principais diferenciais nesta edição, a ativação da parceria com os artistas do Artists’ Valley foi planejada para valorizar outros dois importantes pilares da empresa: a criatividade e a inovação.
Case 6: Vitao Alimentos