6º Fórum de Marketing Digital

Sobre o Evento

Está chegando a 6ª Edição do “Fórum de Marketing Digital para a Indústria de Alimentos e Bebidas”, em 28 de Julho, 100% ONLINE. O evento que já tem se consolidado como o maior benchmarking do marketing da indústria alimentícia trará novos cases de atuação no marketing e apresentação de estratégias vencedoras para aplicação à sua indústria.  

O Marketing Digital está cada vez mais estratégico para a empresa, pois aproxima o consumidor com a marca. Muitas ferramentas devem ser exploradas de maneira correta para que a atuação no Digital seja efetiva. Vamos apresentar como as gigantes de alimentos e bebidas tem aplicado essas técnicas e como você pode aprender para a implementação na sua indústria. 

O Marketing de Conteúdo tem sido uma das grandes armas para melhorar se comunicar com os clientes e criar um relacionamento duradouro para a marca. Além deste formato, muitas outras táticas tem tido muito resultado como o TIK TOK e Instagram. Se você trabalha com o marketing de alimentos e bebidas, esse é o evento único de atualização sobre o Digital.

Participe e esteja preparado para os grandes desafios do Marketing Digital. 

Programação

9h00 Abertura do evento

– Ana Paula Teixeira, Diretora de Conteúdo da Celta Seminários

9h05 – Inteligência Artificial no Marketing Digital | Como as tecnologias vão impactar as habilidades e o dia a dia do profissional e as principais mudanças na interação com as tecnologias 

Moderadora: Samantha Macedo, Sócia Equilibrium Latam

– Rafael Hortz, Marketing Manager, Vitao Alimentos

– Thaís Azevedo, Marketing Director, Zé Delivery

– Fernanda Faria, Global Product & Design Director, AB InBev

10h00 – Marketing de Conteúdo | Como direcionar seu conteúdo para a conversão do cliente em vendas. Como o Marketing virou parceiro estratégico do time de vendas

– Jonathan Santos, Gerente de marketing, Guaraná Antarctica

– Gustavo Braun, Gerente de Marketing, Natural One

– Carolina Rioto, Diretora de Marketing, Unilever Nutrition

10h40 – Estratégias Omnichannel | Como se posicionar nas diferentes mídias. Como extrair os melhores resultados em diferentes mídias: Destaque para o TIK TOK, a nova onda do momento.

– Raquel Paternesi, Diretora de Marketing Global, Fini Company

– Luiza Mantovanelli, Sr. eRetail Manager, Heineken

11h10 – Engajamento e Interação com os clientes | A ferramenta mais poderosa para a aproximação das marcas com clientes

– Karina Tosto Bogomolow, Gerente de Trade Marketing, General Mills 

– Mirella Marchi, Gerente de Comunicação e Relacionamento, Nissin Foods

12h10 – Influenciadores Digitais | Como obter melhores resultados com influenciadores. Quais as melhores estratégias de parcerias? 

– Felipe Francis, Gerente de Comunicação, Nestlé

– Mariana Bregola, Gerente de Marketing, Seara  

12h40 – Pausa para Almoço & Matchmaking na Plataforma 

14h00 – Aducattion | A nova onda da publicidade 

– Carol Godoy, Inovação, Marketing, Equilibrium Latam

14h40 – Marketing Digital e a Experiência do Consumidor | Como transformar a jornada digital em uma grande experiência

– Ana Paula Vinhas, Gerente de Marketing, NotCo

– Mariana Tunis, Diretora de Marketing, Fazenda Futuro

– Michelle Oliveira, Gerente de Marketing, Mococa

– Marcos Yanaka, Gerente de Marketing, Caldo Bom

15h30 Gestão de Dados no Marketing | Quais os impactos positivos para melhorar a produtividade, conversão e assertividade do setor?

– Lucas Fabozzi, Digital Communication Manager, Nestlé

– Maíra Rabelo, Chief Growth Office, NUU Alimentos

16h10 – Gerenciamento de Crise no Digital | Nesse novo contexto virtual, a experimentação deve ser feita e os riscos calculados.

– Flaviane de Sousa Castro, Integração Prigital, FSB

16h40 – Marketing Digital e o Apoio à Nova Área de E-Commerce – B2B e consumidor – Qual o papel do Marketing Digital para impulsionar as vendas online.

– Liza Rivato Schefer, Head of Marketing and Inovation, Vapza Alimentos

– Ana Paula Pelegrini, Gerente de Growth, Dengo Chocolates

17h20 – O Regulatório e o Marketing| Como equacionar os entraves encontrados com a regulação da ANVISA

– Julia Coutinho, Sócia, Regularium Consultoria

18h00 – Encerramento do Evento e Liberação dos Cases 

Cases

Case 1: Nestlé 

Receitas Nestlé: uma completa experiência de conteúdo digital

Lançada em 2016, Receitas Nestlé é uma plataforma de conteúdo na qual você encontra receitas testadas e aprovadas para todas as ocasiões, bolsos e nível de conhecimento gastronômico. Os vídeos do portal reúnem dicas e o passo a passo das preparações mais simples até as mais elaboradas. O objetivo é deixar a vida de quem cozinha mais fácil, saborosa, equilibrada e variada.

Para oferecer a experiência completa ao público, o portal conta com serviços para facilitar e melhorar o dia a dia na cozinha. Na função “foodlist”, o consumidor pode criar sua lista de receitas e salvar suas favoritas. Além disso, com a função “o que tem em casa”, portal sugere uma receita a partir de três ingredientes que o usuário marcou como disponível em sua casa.

A marca apostou em ainda mais conteúdo para seus consumidores, com programas fixos e webséries temáticas no Youtube, um blog hospedado em seu site, estreia do perfil no TikTok e diversas ativações nas demais redes sociais que juntas dobraram o número de acessos em relação ao ano anterior e posiciona a marca entre as quatro maiores plataformas de conteúdo culinário do país. Em 2022, Receitas Nestlé recebeu mais de 1,5 milhões de cadastros e atualmente possui mais de 5 mil conteúdos disponíveis.


Case 2: Fini & Carmed

Parceria de Sucesso Viraliza e traz Resultados incríveis para as duas marcas.

A ideia da parceria surgiu quando a Fini procurou a Cimed para trabalhar em conjunto na distribuição da marca no varejo independente. A colaboração traz resultados positivos para ambas as marcas. “Agrega valor para os envolvidos, alcança um maior público e ainda possibilita a transferência de valor de um produto para o outro. A parceria com a Carmed tem sido um sucesso (…) Unimos expertises, lideranças e referências de mercado para criar algo especial e levar novas experiências da nossa marca para diferentes categorias, e juntos, elevamos e potencializamos as forças das marcas, afirma. Raquel Paternesi, Diretora Global de Marketing da Fini.

A expectativa da farmacêutica era atingir R$ 8 milhões em vendas no primeiro mês e R$ 40 milhões até o final do ano no segmento B2B, mas a ‘caça’ aos produtos que tem viralizado nas redes sociais pode antecipar esse resultado. Só no Tik Tok, os vídeos falando do produto, que usam a hashtag #carmedfini já somam mais de 160 milhões de visualizações. Mas isso não foi uma coincidência: o lançamento do produto foi feito com foco nas redes sociais. As marcas decidiram focar somente nas redes sociais e não investir em outras frentes.

O sucesso da parceria também bateu em outra estratégia da companhia: a de levar um fluxo de pessoas para dentro das lojas. Venha aprender muito com esse case incrível.

Case 3: Mococa: Influenciadores Digitais

Mês do Pudim Mococa 

No mês de maio é comemorado o Dia do Pudim e a Mococa não poderia deixar de comemorar. Celebramos este mês com diversos conteúdos nas redes sociais e ativações orgânicas e pagas com diversos influenciadores.

A Mococa já comemora o dia do pudim pelo terceiro ano consecutivo, e a base de seguidores já aguarda ansiosamente pela data, por dicas de conteúdos e pelas interações com a nossa personagem Vaquinha.

Este ano, foram feitas diversas ativações com micro e macro influenciadores, para atingir o target necessário. Todos eles receberam um kit com produtos Mococa, forma de pudim, luva, espátula e pano de prato, para que pudessem preparar receitas criativas e deliciosas da receita mais amada do Brasil: o pudim! Atingimos um público de mais de 1M de pessoas e um buzz positivo da data e da Marca. Paralelamente, criamos um e-book com receitas criativas de pudim, que foi disponibilizado em nosso site e redes sociais. Estamos felizes com os resultados atingidos e com a comunidade digital que estamos construindo.

 

Case 4: Nestlé Creators

1,2 milhões de contas alcançadas e muito mais…

O Nestlé Creators é um programa de aceleração de nano e microcriadores de conteúdo, desenvolvido a partir de uma metodologia proprietária baseada em três pilares: educação básica, desafios de cocriação e aceleração avançada. O projeto cria uma ponte entre novos criadores e as áreas estratégicas da Nestlé, facilitando a construção de narrativas inovadoras, autênticas e diversas.

Em 2021, os criadores fizeram sucesso nas redes. Foram mais de 775.000 impressões, 1,2 milhões de contas alcançadas, 631 mil views e 106 mil engajamentos.

 

Case 5: Nissin Foods

Campanhas criativas em tempos de Inteligência Artificial: como a NISSIN utilizou Inteligência Artificial em uma campanha de Cup Noodles.

Cup Noodles, o macarrão instantâneo em copo mais vendido no mundo foi criado pelo fundador da NISSIN FOODS, Momofuku Ando, e chegou às terras brasileiras na década de 1990. Atualmente, a marca oferece um mix de 12 sabores ao consumidor brasileiro – incluindo desde aqueles inspirados na culinária japonesa até os sabores tradicionais do Brasil, como o delicioso Feijoada, sempre com o propósito de levar praticidade e conveniência ao consumidor.

Para reafirmar esses atributos de marca e também a conexão com o universo geek, Cup Noodles é presença garantida em grandes eventos direcionados a esse público, como a CCXP. Mas, como criar campanhas diferenciadas e que reforcem a inovação de Cup Noodles? Em 2022, a marca desenhou uma estratégia arrojada para o encontro: por meio de uma parceria inédita com artistas do Artists’ Valley – espaço em que quadrinistas, ilustradores, roteiristas, entre outros exibem seus trabalhos no evento – foi criada uma animação apresentando diferentes possibilidades do CUPVERSO.

Adicionalmente, ao final da animação, também foi exibida uma ilustração desenvolvida pela ferramenta de inteligência artificial Dall-E. A presença no evento fortalece a estreita conexão com o público jovem e geek, além de aproximar a NISSIN de seus consumidores. Um dos principais diferenciais nesta edição, a ativação da parceria com os artistas do Artists’ Valley foi planejada para valorizar outros dois importantes pilares da empresa: a criatividade e a inovação.

Case 6: Vitao Alimentos

Palestrantes Confirmados

Ana Paula Vinhas
Ana Paula Vinhas

Gerente de Marketing

Heineken
NotCo
Dengo Chocolates
Ana Paula Pelegrini

Gerente de Growth

Dengo Chocolates
DENGO Chocolates
Carol Godoy
Carol Godoy

Inovação, marketing e nutrição

Equilibrium Latam
Equilibrium Latam
Carolina Riotto
Carolina Rioto

Diretora de Marketing

Unilever
Felipe Francis
Felipe Francis

Gerente de Comunicação

Nestlé
Nestlé
Flaviane de Sousa Castro

Integração Prigital

FSB
Fernanda Faria

Global Product & Design Director

AB InBev
Gustavo Braun

Gerente de Marketing

Natural One
Jonathan Santos
Jonathan Santos

Gerente de Conteúdo

Guaraná Antarctica
Guaraná Antártica
Julia Coutinho

Sócia

Regularium Consultoria
Karina Tosto Bogomolow

Gerente de Marketing

General Mills
General Mills
Liza Schefer
Liza Rivatto Schefer

Head of Marketing & Inovação

Vapza Alimentos
Lucas Fabozzi
Lucas Fabozzi

Digital Communication Manager

Nestlé
Nestlé
Luiza Mantovanelli
Luiza Mantovanelli

Sr. eRetail Manager

Heineken
 Heineken
Mariana Bregola
Mariana Bregola

Branding, Communication & ESG Coordinator

Seara
Seara Alimentos
Marcos Yanaka

Gerente de Marketing

Caldo Bom
Maira Rabelo
Maíra Rabelo

Chief Growth Officer

NUU Alimentos
NUU Alimentos
Mariana Tunis
Mariana Tunis

Diretora de Marketing

Fazenda Futuro
Fazenda Futuro
Michelle Oliveira
Michelle Oliveira

Gerente de Marketing

Mococa
Mococa
Mirella Marchi

Gerente de Comunicação e Relacionamento

Nissin Foods
Rafael Hortz

Marketing Manager

Vitao Alimentos
Raquel Patternesi
Raquel Paternesi

Diretora de Marketing Global

Fini
 Fini Company
Samantha Macedo

Sócia

 Fini Company
Thaís Azevedo

Marketing Director

Zé Delivery
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